[Auremn-l] Nota de falecimento

Fabio Almeida fabioceneviva at gmail.com
Tue Jun 18 16:28:00 GMT 2019

Caros colegas da AUREMN,

É com grande pesar que comunico o falecimento do meu amigo Mauro Amorim.
Professor do IPPN-UFRJ, o Mauro teve uma contribuição importante na RMN  do
Brasil. Há mais de 15 anos fazíamos parceria no curso de Descrição
Mecânico-Quântica de RMN. O Mauro está entre as pessoas mais brilhantes e
generosas que conheci na minha vida. Devo a ele, a sua amizade e
generosidade tudo o que sei de mecânica quântica e matriz de densidade.
Em fevereiro passado, na Escola de RMN, o Mauro compartilhou todo seu
entusiasmo como professor e com a ciência no curso de produto de operadores
de spin. Foi nosso último curso e talvez o melhor. Durante sua vida fomos
todos contagiados por este entusiasmo que, tenho certeza, viverá para
sempre em nós.
O Mauro é o pai da Gisele Amorim, nossa querida amiga de tanto tempo de
AUREMN. Ele teve uma influência forte no incentivo à Gisele para seguir
carreira em RMN de proteínas. Mauro, obrigado mais uma vez.

O sepultamento será amanhã, 19 de junho, no cemitério Jardim da Saudade -
Sulacap, Rio de Janeiro, capela 2.

Abraços,

Fabio

Fabio C. L. Almeida, Ph.D.
Associate Professor
Federal University of Rio de Janeiro
National Center of Nuclear Magnetic Resonance - CNRMN
Biomolecular NMR Laboratory - BioNMR
Av. Carlos Chagas Filho, 373 CCS/CNRMN, Rio de Janeiro, RJ, Brazil,
21941-920
Phone/FAX +55 21 31042326