Apresentação da Escola de RMN (Programa de Formação Compartilhada em Ressonância Magnética Nuclear - RMN)

Introdução

Desde sua criação, um dos objetivos da AUREMN tem sido difundir os princípios e as aplicações da importante ferramenta analítica que representa a Ressonância Magnética Nuclear. Nesse sentido, além da organização anual de eventos (Jornadas e Encontros), a AUREMN tem organizado e apoiado a realização de cursos, desde os fundamentos básicos até os conceitos avançados. Grande parte do avanço da RMN no país vem do esforço da AUREMN em manter esses cursos e organizar eventos, envolvendo não apenas palestrantes nacionais, mas também com a participação de pesquisadores internacionais.

Diante da importância da formação dos estudantes para o crescimento consolidado da RMN no país, a AUREMN inicia agora em 2017 o Programa de Formação Compartilhada em RMN, que informalmente chamaremos de Escolas de RMN.

Objetivos

As Escolas de RMN têm por objetivo principal garantir uma formação integral e de alto nível dos profissionais de RMN no Brasil. Para isso conta com o apoio de professores e pesquisadores das diversas Instituições de Ensino Superior do país. A organização de uma Escola como essa, com vários cursos em um mesmo período e em um mesmo local, propicia a integração entre os diversos alunos e profissionais da área de RMN, contribuindo para uma forte troca de experiências e crescimento científico da comunidade de RMN no Brasil.

Estrutura da Escola de RMN

A Estrutura da Escola de RMN pode ser pensada como uma árvore em que os cursos da RAIZ representam os créditos obrigatórios comuns a qualquer área da RMN; os do CAULE, que apresenta créditos básicos, mas já diferenciados por áreas; e os dos GALHOS, que são representados por cursos diversos de aplicações da RMN, incluindo cursos internacionais que já temos organizado anteriormente. Existe um número de créditos mínimo a ser feito em cada um deles para que o aluno tenha uma formação integral e diferenciada em RMN. No caso dos cursos CAULE e GALHOS, os créditos não estão sendo mostrados, uma vez que dependerá da natureza do curso, do tempo de curso, entre outros fatores. Para cada um dos cursos haverá, obrigatoriamente, uma forma de avaliação (prova, seminários etc.). Uma carta da Diretoria da AUREMN atestando a presença e nota obtidas pelo aluno, bem como o programa, a carga horária do curso, o local ministrado e o período de realização do curso, será encaminhada aos coordenadores dos cursos de pós-graduação para efetivo reconhecimento dos créditos pela Instituição do aluno. Os créditos serão computados pela AUREMN da mesma forma que nos cursos de pós-graduação do país, ou seja, 1 crédito = 15 horas.

Para que todo o programa seja cumprido, o aluno deverá, em toda sua formação ao longo do seu Mestrado e Doutorado, ter feito obrigatoriamente, no mínimo, 23 créditos, sendo 10 créditos em cursos RAIZ, 5 créditos nos cursos CAULE e 7 créditos nos cursos GALHOS. Ao concluir todos esses créditos, além do reconhecimento pela sua pós-graduação, a Diretoria da AUREMN irá emitir um Certificado de Conclusão para o aluno com todos os cursos frequentados por ele, com suas respectivas notas e presenças.

Os cursos

Nenhum dos cursos apresenta pré-requisito formal, mas a AUREMN indicará, para cada curso ministrado, o que considera (junto com os professores responsáveis pelo curso) como pré-requisitos recomendados para que o participante possa ter um melhor aproveitamento do conteúdo e tenha condições de fazer a avaliação ao final do curso.

Os cursos concentrados ocorrerão sempre durante as férias de verão (janeiro e/ou fevereiro), em um período de 7 a 15 dias corridos, dependendo do número de cursos a serem ofertados no ano. Durante o restante do ano serão organizados cursos avulsos em diferentes partes do país para complementar a formação obtida no período das férias de verão.

Público-alvo

O público-alvo principal são alunos de graduação e, em especial, pós-graduação que tenham seus trabalhos de pesquisa relacionados direta ou indiretamente com a Ressonância Magnética Nuclear. Também aqueles que desejam ingressar na área de RMN terão a oportunidade de fazê-lo, uma vez que o programa apresentado possibilita uma formação integral desde a base da técnica, ou seja, para aqueles que não apresentam nenhum conhecimento acerca dela. Os cursos serão oferecidos também individualmente a todos àqueles que não pretendem obter o certificado de conclusão final com os 23 créditos.

Segue a relação de cursos e respectivos créditos para o programa de formação compartilhada em RM. Os cursos caule e galho terão carga horária variável de acordo com o professor e programa desejado para o ano em que for ministrado, e com isto também terão um número de créditos variável.

Raiz (10 créditos obrigatórios) Créditos Caule (5 créditos a escolher) Créditos Galho (7 créditos a escolher) Créditos
Bases Matemáticas e Físicas para a RMN 1 RMN de Líquidos: Preparo de Amostras – Aquisição e Processamento de Espectros Bio-NMR (Assinalamento de Proteínas; Determinação da Dinâmica de Proteínas - Lipari-Szabo/Dispersão de Relaxação; Estudos de Interação com Drogas - Proteína/Proteína, Droga/Proteína; Cálculo de Estrutura de Proteínas)
Introdução à Determinação Estrutural e Assinalamento de Pequenas Moléculas por RMN 2 RMN de Sólidos - Teoria RMN aplicada a Materiais Sólidos
Bases Quânticas da RMN e o Formalismo Vetorial para sua Descrição 2 RMN de Sólidos - Prática RMN de Baixo Campo
Produtos de Operadores e Matrizes de Densidade em RMN – Aplicações em Sequências de Pulsos 2 Princípios de Imagem por RMN RMN de Carboidratos
Instrumentação para RMN 2 Introdução à EPR HR-MAS
Introdução à Relaxação 1 RMN de Baixo Campo e Relaxometria Produtos Naturais e Pequenas Moléculas
Determinação de Estruturas (e Dinâmica) de Biomoléculas por RMN de Líquidos - Teoria e Prática MRI
Determinação de Estruturas e Dinâmica de Biomoléculas por RMN de Sólidos - Teoria e Prática EPR
Aplicações Diversas (inclui Quimiometria)
Teórico
DNP
RMN aplicada a Polímeros, Elastômeros, Borrachas e Compósitos

Cursos atuais   Inscrição  

Agenda da próxima Escola de RMN

A AUREMN, com o apoio da UFV estará realizando a III Escola de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), no período de 03 a 10 de fevereiro de 2019.

Nesta edição da escola, até 5 cursos acontecem em paralelo, cada um com aula durante o dia (8h00 às 18h00). Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos desejarem, desde que não haja superposição de horários. Após a inscrição, o participante que quiser mudar de curso poderá fazê-lo, mas será cobrada uma taxa no valor de R$ 15,00 para custos de impressão de material.

Raiz Caule Galho

Inscrição

A inscrição para a escola de RMN deve ser feita online, na área reservada do usuário no site da AUREMN, durante o período de inscrição. Não é preciso se associar à AUREMN para participar da Escola, basta escolher uma categoria de não-sócio ao completar o cadastro, para poder fazer a inscrição. Para fazer a inscrição como sócio será necessário fazer primeiro o pagamento da anuidade, para depois fazer a inscrição como sócio.

Valores das inscrições

O valor total é composto pela taxa de inscrição e o valor referente a cada curso que será feito. A inscrição deve ser feita pela área de usuário da AUREMN, mesmo para não-sócios.

Valores em Real para a Escola de RMN em 2019:

Categoria taxa de inscrição curso 1 dia
(0,5 créditos)
curso 2 dias
(1 crédito)
curso 3 dias
(2 créditos)
curso 5 dias
(3 créditos)
Profissionais sócios auremn 120,00 80,00 160,00 240,00 400,00
Profssionais não-sócios auremn 240,00 160,00 320,00 480,00 800,00
Pósdoc e especialista em operação de rm sócios auremn 90,00 60,00 120,00 180,00 300,00
Pósdoc e especialista em operação de rm não-sócios auremn 180,00 120,00 240,00 360,00 600,00
Estudantes de pós sócios 60,00 40,00 80,00 120,00 200,00
Estudantes de pós não-sócios 120,00 80,00 160,00 240,00 400,00
Estudantes de graduação sócios 30,00 20,00 40,00 60,00 100,00
Estudantes de graduação não-sócios 60,00 60,00 80,00 120,00 200,00

Observações:

  • a taxa de inscrição é fixa, independente do número de cursos e não tem desconto
  • inscrição em dois cursos - 5 % de desconto
  • inscrição em três cursos - 10 % de desconto
  • 10 % de acréscimo em todos os valores após o dia 20/01/2019

Para fazer o login ou cadastro na AUREMN clique aqui!

Local

Os cursos ocorrerão no Instituto de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa - MG. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Alojamento

A Universidade Federal de Viçosa fornecerá alojamento durante a III Escola de Ressonância Magnética Nuclear.
Os interessados deverão levar roupa de cama, roupa de banho, travesseiro e material para higiene pessoal. Estes itens não são fornecidos pela UFV.
O valor a ser desembolsados é de R$ 12,00 por dia. O pagamento deverá ser feito em dinheiro (trocado) diretamente à profa. Claudia Nascimento, coordenadora da escola, no início do evento. A profa. Claudis será responsável por repassar os valores à UFV.
Caso tenha interesse no alojamento, favor mandar e-mail para Claudia Nascimento como nome, instituição, data de entrada e data de saída. Essa lista será encaminhada ao alojamento para que seja permitida a entrada e utilização do espaço.

Vídeos do Alojamento

Para ter uma impressão de como é o alojamento tem aqui dois vídeos: Video 1 e Video 2.

Contato com os organizadores

Qualquer dúvida, entre em contato com a Claudia Nascimento.

Patrocinadores da Escola